Filtros

Filtros

Um veículo é dotado, em geral, de quatro filtros de extrema importância para o funcionamento do veículo. São eles:

 
Filtro de óleo - retém as partículas sólidas e de carvão que ficam em suspensão no lubrificante e que poderiam ser prejudiciais às peças móveis do motor. É substituído integralmente em intervalos pré-determinados.
 
Filtro de ar - evita que partículas sólidas presentes no ar, como a poeira em suspensão mesmo nas cidades, sejam aspiradas pelo motor e causem danos internos. Atualmente todos os filtros de ar constituem-se numa carcaça, no interior da qual existe um elemento filtrante, fabricado de papel especial, que deve ser substituído periodicamente. Se não for feito, aumenta a restrição à passagem de ar, o que acarreta perda de potência e, consequentemente, aumento no consumo, uma vez que o motorista terá de acelerar mais para obter o mesmo desempenho.
 
Filtro de combustível - sua função é reter sujeira trazida pelo combustível e aquela produzida pelo próprio tanque, como ferrugem, que poderia provocar danos ao carburador ou, como é o caso hoje, às válvulas de injeção (bicos injetores). Ao fim de sua vida útil precisa ser substituído completo.
 
Filtro de micropoeira - também conhecido por filtro de pólen, fica localizado na entrada do sistema de ventilação de cabine, sendo feito de papel também. É importante por reter poeira que possa trazer bactérias para o interior do veículo.
 
Todo fabricante indica no Manual do Proprietário a quilometragem de troca dos filtros, mas nos de ar do motor e de cabine depende da região onde o carro é utilizado. Em condições de extrema poeira pode ser necessário realizar troca diária, mas hoje é uma situação rara. Mais uma vez, filtro sujo restringe o fluxo de ar apenas, não há outra conseqüencia.
 
Deve ser lembrado que filtro de ar tem também a função de reduzir o ruído de aspiração do motor e concorre para as suas características de funcionamento. Por isso não deve ser modificado e nem substituído por outros “esportivos”.
 
Fonte: Luís Felipe Figueiredo - WebMotors
Publicado em: 24/04/2014
Voltar